O HOMEM QUE JAMAIS VENCEU



O homem que jamais venceu nasceu pobre, num país longíncuo chamado Siri Lanka. Seu nome? Ninguém o sabe, afinal somente os vencedores deixam seu nome cravado na história. Entretanto, por algum milagre, a história do homem que jamais venceu chegou até nós.

Logo cedo o homem que jamais venceu se converteu ao cristianismo graças ao trabalho de um missionário angolano que passava pelo seu país. Aprendeu a orar a Deus e mal o aprendeu passou a interceder pela sua família e amigos. Também pedia a Deus que curasse uma perna que era leprosa, a cura nunca veio. A sua lista de orações também incluiam vitórias e sucesso financeiro, que também nunca aconteceram.

E continuaram-se os infortúnios: seus pais foram mortos por um grupo extremista. Eles foram esquartejados, em represália pela sua conversão. Seus amigos o abandonaram quando souberam da notícia de que ele tinha virado crente. O homem que jamais venceu encontravasse mais só do que nunca, apegou-se a bíblia. E orou mais forte, com mais fervor.

Orava todos os dias, 3 vezes ao dia, era quase o sucessor do Davi bíblico em oração. Fazia também salmos, cânticos e poesias exaltando ao nome do Senhor, Deus, Rei dos Reis, Senhor dos Exercítos, Príncipe da Paz. E o homem que jamais venceu dizia todos os dias: Mas eu sei que meu Redentor vive!

E quando tudo parecia perdido, o homem que jamais venceu conheceu alguém especial, uma garota, segundo aquilo que ele havia pedido a Deus. E o mais impressionante: ela se apaixonou por ele! Finalmente, parece que a história do homem que jamais venceu iria mudar… ledo engano. Após 3 mêses de namoro, numa friar manhã de domingo quando o homem que jamais venceu passou na casa de sua namorada para a levar na escola bíblica dominical, do qual além dele, também participava o pastor local somente, veio algo chocante: tocou a campainha, e esperou … 1 minuto, 2 minutos, 3 minutos, e nada … resolveu entrar, afinal sua namorada nunca demorava a atender. A porta estava aberta, cenas terríveis. Sua namorada, uma linda jovem de 19 anos, fora assassinada, marcas de sangue pelo chão, ela havia sido brutalmente estuprada por um grupo de 5 extremistas que se identificavam como “budistas do oeste”. Eles deixaram um bilhete. “nós vamos matar você se você não abandonar a Cristo”

O coração do homem que jamais venceu ficou dilacerado. Sua família, seus amigos, sua perna, sua namorada. Tudo fora perdido? Tudo em nome do evangelho? O homem que jamais venceu orou. Pediu com todo fervor que Deus tivesse misericórdia de sua vida e que o poupasse de tanto sofrimento, ele já não aguentava mais. Orou mais. Em prantos chorava a dor da perda do amor de sua vida. Aquele era o dia em que a pediria em casamento.

Entretanto o homem que jamais venceu não se entregou. Orou. Não dormiu aquela noite, não havia velório, nem enterro, cristãos não têm esse direito naquele país. Não pôde conter as lagrimas, nem o sofrimento de ver sua amada exposta e morta no chão de sua casa. Orou. Três noites se passaram, e ele não dormiu e sempre as 3 horas da madrugada ele se levantava e orava.  Pedia o seu milagre. Implorava a Deus por um milagre.

Deus ouviu sua oração. O homem que jamais venceu orava naquela madrugada, eram 3:03 marcava o relógio, e naquele exato momento ele orava pelos grupos extremistas que atuavam na região em que vivia, ele pedia a Deus que tivesse misericóridia da vida deles e que se convertessem ao evangelho e mudassem de vida. Quando arrombam a porta de sua casa.

3 homens encapusados o prendem pelos braços e o amarram na mesa de sua prórpia casa. Pés, mãos, e pescoço, todos devidamente amarrados. O homem que jamais venceu orava. E Deus o ouvia. O torturaram. 1 hora, duas horas, 5horas, foram machucando o já cansado corpo do homem que jamais venceu. Ele orava. Pedia o seu milagre, e ele estava próximo. Finalmente era chegada a ora do milagre do homem que jamais venceu. Um dos 3 extremistas pegou a sua arma e apontou na cabeça do homem que nunca venceu, já cansado de tanta tortura, e dissse: “Você nega Jesus agora ou você morre!”. O homem que jamais venceu orou. E disse: “I belong to Jesus!”. 1 tiro, 2 tiros, 3 tiros, foram 9 ao todo. Era chegado o fim do homem que já venceu.

Vitórias na vida nos padrões humanos? Zero. Milagres, cura e libertação? Zero. Sucesso financeiro? O homem que jamais venceu passava fome no Siri Lanka… Entretanto, de todas as coisas que pôde aprender do evangelho, ele lembrava de que aquele que quiser vir após Jesus pegue a sua cruz e o siga! E também não se esqueceu jamais de que no mundo ele poderia passar por aflições, mas nunca desanimou.

O homem que jamais venceu, por incrível que pareça, foi feliz! Jamais perdeu, jamais deixou de ser criança, jamais desistiu. Fiel ate o fim, o homem que jamais venceu nunca precisou vencer. Alguém fez isso por ele. Jesus venceu o mundo, na Cruz!


Histórias como essa estão acontecendo agora no Siri Lanka! Ore por aquele país onde Cristãos que jamais vencerão (nos padrões humanos) vivem na presença de Deus e na condução do Evangelho da Paz, fiéis até o fim.